Monday, July 7, 2008

sQuba, o autom�vel submarino da Rinspeed

A Su��a n�o tem uma ind�stria automobil�stica muito forte, mas o povo su��o ama rodas e asfalto. A maior prova disso � a Rinspeed, que, entre muitos sonhos sobre rodas, j� criou bichos como o eXasis, o esportivo transparente. Outra das paix�es dos su��os s�o os esportes n�uticos. Para concili�-los, a mesma empresa colocou no mundo o Splash, o carro-anf�bio que anda �sobre as �guas�, e, agora, vem com o sQuba, o primeiro carro submarino do mundo. Ao contr�rio do Splash, o neg�cio dele � navegar sob as �guas, ainda que ele tamb�m seja capaz de navegar.

A inspira��o, como se pode imaginar, � o Lotus Esprit que o espi�o mais famoso do cinema (Bond, James Bond) usou para escapar de seus perseguidores no filme �O Espi�o que me Amava�. �E � exatamente 30 anos depois de o filme ter sido feito que esta sequ�ncia incr�vel, ainda que animada, se materializa e vira realidade no mundo atual�, diz Frank M. Rinderknecht, idealizador do carro e dono da Rinspeed.

O carro tem tra��o traseira e seu motor � uma unidade el�trica, o que o torna ecologicamente correto e bom de acelerar no asfalto, considerando que ele tem um exceletente torque � disposi��o. Para navegar, o sQuba tem dois propulsores por h�lice na �popa� do carro. Para dar uma de submarino, o carrinho su��o tem dois jatos que ficam sob suas extremidades traseiras.

Como se v� pelos desenhos, o carro � um convers�vel, o que � no m�nimo muito estranho, para um modelo que pretende submergir, e que n�o acompanha exatamente o que acontecia com o Lotus Esprit de Bond. As explica��es s�o simples: vidros comuns n�o resistiriam � press�o da �gua, mesmo que apenas a 10 m de profundidade (o m�ximo que o sQuba atinge). Tamb�m h� o gosto de Rinderknecht, not�rio apreciador de roadsters.

Ainda n�o h� informa��es sobre a pot�ncia do motor, se ele se ap�ia apenas na for�a de baterias para navegar, rodar e submergir, dimens�es etc. Apenas a certeza de que o sQuba estar� em exposi��o no Sal�o de Genebra de 2008. Assim como outros modelos da marca, ele ser� apenas para demonstra��o, um filho �nico (ainda que de pai muito rico... e exc�ntrico).

Veja o v�deo do carro submarino:



Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...