Wednesday, July 23, 2008

Dafra vai duplicar produ��o para atender � demanda, diz presidente

Ca�ula do segmento de duas rodas, a Dafra superou as expectativas do pr�prio Grupo Itavema, do qual faz parte. Em apenas seis meses de opera��o, a montadora que usa tecnologia chinesa j� ocupa a quinta posi��o, segundo dados da Fenabrave (Federa��o Nacional da Distribui��o de Ve�culos Automotores), no ranking de vendas. Cerca de 16 mil motocicletas e scooters da marca foram emplacadas no primeiro semestre, o que representa 1,69% do mercado. Como resultado, o presidente da Dafra Motos, Creso Franco, revela que a capacidade da linha de montagem ter� de ser duplicada, passando para 600 motos/dia. Al�m disso, para se adequar �s novas normas de emiss�o de poluentes em 2009, a montadora inaugura no segundo semestre seu laborat�rio de controle de emiss�o de poluentes. Com isso quer tamb�m investir em novos modelos. Entre eles, a Horizon 250, a primeira custom da marca que deve chegar at� o final do ano. Confira abaixo a entrevista com Creso Franco.

Infomoto - Qual o balan�o que o senhor faz deste in�cio de opera��o da Dafra?
Creso Franco - Altamente positivo. Os emplacamentos ficaram acima das previs�es. S� em junho comercializamos cerca de 9 mil motos. De acordo com o Departamento Nacional de Tr�nsito (Denatran), a Dafra superou alguns de seus concorrentes em importantes capitais, chegando a atingir 9% do mercado. Para alcan�ar estes n�meros, temos mais de 210 pontos de vendas, uma completa assist�ncia t�cnica e um grande estoque de pe�as.

Infomoto - Nesse ritmo, a Dafra deve superar as 60 mil motos at� o final do ano ?
Creso Franco - Esse resultado aponta que ultrapassaremos a meta inicial. Em fun��o da boa aceita��o dos modelos no mercado e a forte atua��o da rede de concession�rias h� uma expectativa de encerrarmos 2008 com cerca de 80 mil motos comercializadas.

Infomoto - A Speed 150 � mesmo o "carro-chefe" da Dafra?
Creso Franco - Sim. O modelo street tem uma boa aceita��o. Hoje, a Speed 150 representa cerca de 60% de nossas vendas. Por�m a demanda de mercado � maior. Alguns modelos, por exemplo, a Speed e a Kansas t�m fila de espera.

Infomoto - O que a empresa est� fazendo para atender a demanda?
Creso Franco - Estamos duplicando a linha de montagem. Implantaremos o terceiro turno na f�brica, que j� est� sendo ampliada. Assim, dentro do mix de produtos, em um curto espa�o de tempo fabricaremos 600 motos/dia.

Infomoto - Qual o pr�ximo lan�amento da marca?
Creso Franco - Estamos programando o lan�amento da Horizon para agosto. O modelo custom estar� equipado com motor de dois cilindros em "V", ser� uma moto atraente e seguir� a mesma proposta dos outros modelos Dafra -- produto diferenciado a um pre�o justo. J� estamos pesquisando e desenvolvendo novos modelos que ir�o complementar a linha em 2009. Teremos boas novidades entre modelos com apelo mais esportivo, on/off-road e tamb�m uma CUB.

Infomoto - Em janeiro entra em vigor a terceira fase do Promot [Programa de Controle da Polui��o do Ar por Motociclos e Ve�culos Similares, que come�ou em 2003, teve uma nova defini��o de limites em 2005 e ganhar� um novo patamar, a fase 3, em 2009]. O que a Dafra est� fazendo para atender aos limites de emiss�o de poluentes mais r�gidos. A companhia vai apostar em modelos injetados ou apenas aperfei�oar� o sistema de exaust�o?
Creso Franco - Em termos de tecnologia estamos investindo nas duas possibilidades. Nossa id�ia � homologar as duas op��es, injetada e carburada, dos produtos que j� est�o em linha. Nos pr�ximos dois meses tomaremos a decis�o do que ser� feito para 2009. Mas posso afirmar que para o pr�ximo ano a Horizon 250 j� ser� injetada.

Infomoto - Quando o laborat�rio de controle de emiss�o de poluentes ficar� pronto?
Creso Franco - A Dafra est� investindo R$ 8 milh�es em um moderno laborat�rio de controle de emiss�o de poluentes do pa�s. Devemos inaugur�-lo no final de julho. Em agosto estar� em pleno funcionamento. Com o nosso pr�prio laborat�rio poderemos fazer todas as avalia��es para a homologa��o de novos produtos e tamb�m o controle estat�stico da produ��o. Isso garantir� ao consumidor que a moto Dafra estar� de acordo com as especifica��es do Promot 3.

Infomoto - Quais desafios a montadora ter� pela frente?
Creso Franco - N�o estamos preocupados com a concorr�ncia. A meta � ultrapassar a casa das 60 mil motos e ampliar a rede de concession�rias para 300 pontos de vendas at� meados de 2009. A Dafra est� preocupada com um crescimento sustentado, traduzido no laborat�rio de testes e desenvolvimento de novos produtos. Estamos trabalhando muito pr�ximo da rede para, assim, garantir um bom atendimento aos nossos clientes. E para cuidar da �rea de engenharia da qualidade convocamos um profissional que ter� a miss�o de cuidar de um dos nossos principais focos, a qualidade de nossas motocicletas.
(por Aldo Tizzani)

Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...